Hoje, torna-se difícil de referenciar uma paisagem do nosso planeta onde não se encontrem vestígios da presença humana, e grande parte das que existem são já paisagens construídas pelo homem.
No entanto, a maioria das intervenções humanas sobre o território - explorando-o, poluindo-o, e consumindo-o muito para lá das capacidades regeneradoras do planeta - está a destruí-lo, de modo irreversível, afetando em diferentes graus a qualidade ambiente do mundo onde vivemos.
O conhecimento das paisagens que nos rodeiam pode contribuir para a perceção da sua importância histórica, patrimonial, cultural, social, económica, ecológica ou medio ambiental.
Depois do sucesso do 1.º Congresso Ibero Americano em estudos de Paisagem, vamos realizar, no mesmo local, a segunda edição deste evento, numa versão mais alargada, que permitirá aumentar o número de comunicações apresentadas.
Este evento apresenta-se, assim, como um fórum de encontro privilegiado para que investigadores e técnicos oriundos, em particular, dos países Ibéricos e Latino Americanos, possam trocar conhecimentos e debater trabalhos e experiências que envolvem o conhecimento das nossas Paisagens.